IDEIA Big Data é mais uma vez escolhida para revelar a “Palavra do Ano” no Brasil

Referência em opinião pública, esta é a terceira vez, de quatro edições, que o IDEIA Big Data é indicado para a missão

Qual a palavra que melhor resume o sentimento geral da população de um país? Em busca desta resposta, vários países do mundo realizam anualmente pesquisas para ouvir a opinião da sua população.

A Palavra do Ano é uma tradição ocidental desde a década de 1970, quando a Society of German Language passou a selecionar o vocábulo que melhor resume o espírito da época. Desde então, a proposta se espalhou pelo mundo, com processos de seleção distintos entre si.  Nos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, o dicionário Oxford é uma das instituições que escolhe a palavra do ano. Aqui no Brasil, a consultoria Cause assumiu o desafio e escolheu o IDEIA Big Data para idealizar e realizar pesquisas que melhor representem a opinião dos brasileiros. “A Palavra do Ano nos dá uma luz sobre o sentimento geral da opinião pública e por isso é um referencial importante para entender o espírito da época”, afirma o presidente do Ideia Big Data, Maurício Moura.

A primeira edição da Palavra do Ano no Brasil foi realizada em 2016, mas foi em 2017 que o IDEIA foi escolhido pela Cause pela primeira vez e, desde então, passou a conduzir as pesquisas. “

Em 2017, o IDEIA Big Data ouviu a opinião de mais de 9 mil pessoas de todo o Brasil. Na primeira fase da pesquisa, mais de mil palavras diferentes foram citadas espontaneamente. “O IDEIA optou por ativar o seu painel digital que, na época, possuía mais de 680 mil usuários ativos na base de dados. Hoje, nosso banco já registra mais de 1 milhão de pessoas”, destaca Maurício. A partir da análise das 40 palavras mais citadas, especialistas elegeram as cinco finalistas que seguiram para uma nova rodada de voto popular que consagrou a palavra “Corrupção” como vencedora.

Já em 2018, as finalistas foram determinadas depois de duas pesquisas com universo representativo da população realizadas no primeiro e no segundo semestres, totalizando 3.481 respostas. Especialistas voltaram a eleger as cinco finalistas e uma nova pesquisa popular e processo de ponderação estatístico foram realizados para aferir a opinião de uma audiência representativa da população brasileira, resultando na escolha da palavra “Mudança” por 34% dos brasileiros. No total, o levantamento recebeu mais de 5 mil respostas e cerca de 600 palavras diferentes foram citadas.

A palavra do ano, tanto de 2017 quanto de 2018, foi amplamente divulgada em portais de notícias como a Globo News, Estadão, Terra, Correio Braziliense, Gazeta do Povo, Catraca Livre, G1, O Dia, entre outros. Confira!

Repercussão na Mídia

Category

Pesquisa

Tags

Opinião Pública, Português

Date published

19 de junho de 2019