Veja escolhe IDEIA Big Data para realização de pesquisa nacional de intenção de voto

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Resumo

  • 2036 pessoas com mais de 16 anos entrevistados;
  • Retrato da opinião dos eleitores brasileiros identificados com ponderações de acordo com o Censo;
  • Edição especial na Revista Veja, incluindo a capa da publicação e 10 páginas de matéria;
  • 26 mil interações no Facebook, com alcande estimado de 2,7 milhões;
  • Mais de 2 milhões de pessoas alcançadas pela repercussão na mídia.

Maior e mais influente revista do País recorreu aos serviços do IDEIA Big Data para entender a preferência eleitoral dos brasileiros antes do início da campanha política

Como diz o ditado, confiança é algo que se conquista. E foi essa relação de confiança, construída após uma série de trabalhos realizados conjuntamente que levou o IDEIA Big Data a ser o instituto escolhido pela revista Veja para realizar uma pesquisa nacional de intenção de voto para presidente nas eleições de 2018. “Esse ano realizamos o nosso primeiro trabalho juntos, sobre imigração. A parceria deu tão certo que em poucos meses, já foram mais de cinco pesquisas fornecidas para a Veja, sendo que duas delas renderam a capa da publicação: uma sobre Fake News e essa última, de intenção de voto”, conta o presidente do IDEIA Big Data, Maurício Moura.

A pesquisa quantitativa foi realizada presencialmente, com abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional e realizadas por uma equipe de entrevistadores devidamente treinada para a abordagem. Entre os dias 20 e 23 de julho, foram entrevistados 2036 pessoas com 16 anos ou mais. “Estruturamos a pesquisa com perguntas abertas e fechadas e realizamos ponderações quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados para garantir um retrato fiel da população brasileira e a representatividade da amostra de acordo com o Censo, além de enxergar insights com recortes socioeconômicos”, explica Maurício.

A pesquisa realizada pelo IDEIA sobre intenção de voto nacional ganhou edição especial da revista Veja, que além da capa da publicação, dedicou 10 páginas de matérias aos resultados. No período de 10 dias após a publicação, a Revista totalizou em duas postagens sobre o tema mais de 26 mil interações na sua página do Facebook, com alcance estimado de 2,7 milhões de pessoas considerando todas as redes sociais – sem considerar compartilhamentos. A repercussão também foi alta entre os outros veículos de comunicação que repercutiram a pesquisa, resultando num impacto estimado de mais de 1.2 milhões de pessoas, além da repercussão da versão impressa, com tiragem superior a 850 mil.

 

Repercussão na Mídia

Category

Pesquisa

Tags

Opinião Pública

Date published

11 de septiembre de 2018