IDEIA Big Data é mais uma vez escolhida para revelar a “Palavra do Ano” no Brasil

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Referência em opinião pública, esta é a terceira vez, de quatro edições, que o IDEIA Big Data é indicado para a missão

Qual a palavra que melhor resume o sentimento geral da população de um país? Em busca desta resposta, vários países do mundo realizam anualmente pesquisas para ouvir a opinião da sua população.

A Palavra do Ano é uma tradição ocidental desde a década de 1970, quando a Society of German Language passou a selecionar o vocábulo que melhor resume o espírito da época. Desde então, a proposta se espalhou pelo mundo, com processos de seleção distintos entre si.  Nos Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo, o dicionário Oxford é uma das instituições que escolhe a palavra do ano. Aqui no Brasil, a consultoria Cause assumiu o desafio e escolheu o IDEIA Big Data para idealizar e realizar pesquisas que melhor representem a opinião dos brasileiros. “A Palavra do Ano nos dá uma luz sobre o sentimento geral da opinião pública e por isso é um referencial importante para entender o espírito da época”, afirma o presidente do Ideia Big Data, Maurício Moura.

A primeira edição da Palavra do Ano no Brasil foi realizada em 2016, mas foi em 2017 que o IDEIA foi escolhido pela Cause pela primeira vez e, desde então, passou a conduzir as pesquisas. “

Em 2017, o IDEIA Big Data ouviu a opinião de mais de 9 mil pessoas de todo o Brasil. Na primeira fase da pesquisa, mais de mil palavras diferentes foram citadas espontaneamente. “O IDEIA optou por ativar o seu painel digital que, na época, possuía mais de 680 mil usuários ativos na base de dados. Hoje, nosso banco já registra mais de 1 milhão de pessoas”, destaca Maurício. A partir da análise das 40 palavras mais citadas, especialistas elegeram as cinco finalistas que seguiram para uma nova rodada de voto popular que consagrou a palavra “Corrupção” como vencedora.

Já em 2018, as finalistas foram determinadas depois de duas pesquisas com universo representativo da população realizadas no primeiro e no segundo semestres, totalizando 3.481 respostas. Especialistas voltaram a eleger as cinco finalistas e uma nova pesquisa popular e processo de ponderação estatístico foram realizados para aferir a opinião de uma audiência representativa da população brasileira, resultando na escolha da palavra “Mudança” por 34% dos brasileiros. No total, o levantamento recebeu mais de 5 mil respostas e cerca de 600 palavras diferentes foram citadas.

A palavra do ano, tanto de 2017 quanto de 2018, foi amplamente divulgada em portais de notícias como a Globo News, Estadão, Terra, Correio Braziliense, Gazeta do Povo, Catraca Livre, G1, O Dia, entre outros. Confira!

Repercussão na Mídia

Category

Pesquisa

Tags

Opinião Pública, Português

Date published

19 de junio de 2019