IDEIA Big Data investe em antropologia digital

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Pela primeira vez no Brasil, as redes sociais prometem desempenhar importante papel na corrida eleitoral, mudando a forma tradicional de se fazer campanha política. Para ajudar a entender ainda mais o comportamento da população diante dessas mídias e antecipar tendências, o IDEIA Big Data acaba de fortalecer a equipe com a contratação do historiador e antropólogo digital Juliano Spyer.

Juliano é doutor em antropologia digital pela University College London e se dedica a estudar etnografia e o uso das mídias sociais. Recentemente, Juliano morou por 15 meses em um povoado no interior da Bahia com o objetivo de construir o primeiro retrato fiel do uso da internet pelas classes populares do País, que, de acordo com o Google, representa hoje a maioria dos usuários brasileiros da rede. Esse trabalho de pesquisa resultou na sua mais recente publicação, o livro “Mídias Digitais no Brasil Emergente”.

Foi durante esse convívio diário com os moradores que Juliano percebeu que a classe C não usa redes sociais para mobilização política. “Nada pode ser mais claramente diferente entre as classes A e B e as populares no Brasil do que a percepção sobre a mídia social como veículo de empoderamento político”, destaca.

Uma demonstração disso, segundo o antropólogo, é o comportamento da população durante as passeatas que ocorreram em 2013. “Muitas estavam acontecendo há apenas 100 Km do povoado baiano onde a pesquisa aconteceu, mas eram percebidas como sendo algo estrangeiro à realidade deles. Ninguém lá discutia esses temas nas ruas nem em suas linhas do tempo no Facebook”, conclui Juliano.

Juliano Spyer

Juliano possui doutorado em antropologia digital pela University College London e é autor dos livros Conectado (Zahar 2007), primeiro livro brasileiro sobre mídia social, do manual Tudo o que Você Precisa Saber sobre Twitter (2009), do livro Mídias Digitais no Brasil Emergente (2017) e organizador da coletânea Para Entender a Internet (2009). Consultor, pesquisador e palestrante, foi responsável pelo monitoramento de internet da campanha de Gilberto Kassab, em 2008, e comunicador digital da campanha de Marina Silva à presidência em 2010. Atua como antropólogo digital no IDEIA Big Data. Saiba mais: http://julianospyer.com.br/.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *