PREFEITURA DO RIO

Rio de Janeiro mantém população informada e participativa com soluções do Ideia

Com mais de 6 milhões de habitantes e uma área de cerca de 1.260 km², fazer que a população de determinada região recebesse informação aderente a sua realidade não era tarefa fácil para a Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi para solucionar esse problema que a Prefeitura recorreu aos serviços do Ideia no ano de 2011 e até hoje se beneficia deles. “Devido à diversidade de temas e dimensão da cidade, muitos assuntos que são extremamente relevantes para uma parte da população não é tão atrativo para outra, então segmentar essa comunicação se torna muito interessante. Além disso, o custo de comunicar tudo a todos seria muito elevado. Com a nossa solução, a Prefeitura consegue informar a quem precisa, com um orçamento bem adequado à realidade”, destaca a gerente de Atendimento do Ideia, Carolina Dias.

Com o uso de Big Data associado às ações de Microtargeting, o Ideia conseguiu fazer com que as mensagens da Prefeitura fossem entregues à quem realmente precisava. “No caso das ações para o Rio de Janeiro, o Big Data nos ajudou a ultra segmentar o público por meio de especificações como localização geográfica, faixa etária e sexo. Aplicando o Microtargeting ao nosso banco de dados, que conta com informações de 95% da população da Cidade, conseguimos contatá-los tanto por WhatsApp, quanto por telefone fixo”, explica Carolina. Por meio dessas ações, o Ideia ajudou a população a se informar sobre inaugurações de clínicas de saúde e escolas, obras de infraestrutura e atividades e novos locais para lazer, entre outros. Ao todo, nesses seis anos de parceria, o Ideia já realizou cerca de 45 trabalhos para a Prefeitura do Rio.

Uma das ações que ganhou a divulgação do Ideia foi o projeto Viradão do Amanhã, no qual a Empresa atuou convidando a população para o evento que marcou a inauguração do Museu do Amanhã com 36 horas ininterruptas de atrações musicais. Durante dois dias, entre as 9h e 21h, o Ideia realizou inúmeras ligações para moradores da Praça Mauá e bairros do entorno. Dessas ligações, aproximadamente 145 mil foram atendidas com sucesso. A ação contribuiu fortemente para o sucesso do evento, que reuniu 25.473 pessoas, de acordo com a assessoria de imprensa do evento.

Outra divulgação que contou com os serviços do Ideia foi a inauguração das Escolas do Amanhã no bairro da Maré, projeto cujas unidades têm turno de sete horas, reforço escolar, esporte e arte. Durante 12 horas, foram realizadas ligações para os moradores dos bairros da Maré, Ramos, Bonsucesso e Manguinhos. 73.629 ligações foram atendidas com êxito.

Através das ações de contato direto do Ideia, a população do Rio de Janeiro também pôde participar ativamente de decisões importantes da cidade, como na pesquisa sobre emprestar ou não dinheiro ao governo do Estado para reabrir unidades de saúde. Por meio de enquete telefônica, os moradores responderam se concordavam ou não com o empréstimo em pesquisa realizada durante dois dias consecutivos. No total, 19.781 pessoas deram suas opiniões à Prefeitura, que contribuiu para a decisão da Prefeitura em conceder o empréstimo.

 

 

ÁUDIO: “Olá, tudo bem? A Prefeitura do Rio tem um convite especial para você! Dia 19, sábado, o Museu do Amanhã, na Praça Mauá, vai estar aberto ao público a partir das 10 horas até o dia seguinte, com entrada franca. É o Viradão do Amanhã, onde além de viver várias experiências no Museu do Amanhã, você vai poder visitar também o MAR, Museu de Arte do Rio e participar de uma extensa programação cultural, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e vários shows na Praça Mauá. Não perca! Até lá!”

ÁUDIO: “Olá, tudo bem? O ensino em tempo integral está de volta ao Rio. A Prefeitura do Rio convida você para a inauguração de 4 escolas do Amanhã, sexta-feira, dia 26 as 9 horas da manhã na Rua Tancredo Neves Sem Número, acesso pela Linha Vermelha sentido Centro, na Maré. Venha conhecer!”

ÁUDIO: “Olá, você foi selecionado para responder uma importante pesquisa sobre a vida na cidade do Rio de Janeiro. É fácil e rápido.
Primeira pergunta, você ouviu falar ou tomou conhecimento que a Prefeitura do Rio de Janeiro vai emprestar dinheiro ao governo do estado para reabrir unidades de saúde ?   /   Aperte 1 se sim ou aperte 2 se não   /   Última pergunta, como você avalia esse gesto da Prefeitura do Rio de Janeiro ?   /   Aperte 1 se é um gesto positivo ou aperte 2 se não é um gesto positivo.   /   Muito obrigado.”

 

 

Category

Microtargeting, Pesquisa

Tags

Governos

Date published

31 de March de 2017