JABOATÃO

Jaboatão dos Guararapes aumenta em 30% arrecadação de tributos com apoio do Ideia

Com um percentual de quase 70% de inadimplência em seus tributos, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes lançou uma campanha de incentivo ao pagamento por meio da redução de juros e recorreu aos serviços do Ideia para que essa informação chegasse até as pessoas com contas em atraso. “A proposta do Mutirão Tributário era atrair os moradores e comerciantes para regularizar os impostos, principalmente o IPTU e o ISS, mas não contávamos com uma TV ou outros veículos locais para ajudar a propagar a informação com eficiência, principalmente nas zonas mais remotas”, destaca o secretário de Imprensa, Jorge Lemos.

Para chegar até os cidadãos não regularizados, o Ideia utilizou informações do seu Big Data, que conta com dados de cerca de 60% da população do município com mais de 18 anos. “Utilizamos o Big Data para encontrar as áreas da cidade com maior incidência de irregularidade nos impostos. Após essa segmentação, fizemos o cruzamento de CPFs e moradias para que pudéssemos localizar dentre aqueles raios pré-definidos os inadimplentes. Com isso, conseguimos contata-los por mensagens de voz e SMS”, explica o vice-diretor de Política e Estratégia do Ideia, Bruno Soller.

Aplicando descontos especiais aos contribuintes que desejavam quitar suas dívidas com o município, o Mutirão previa até 100% de desconto nos juros e multas para os exercícios anteriores a 2015, variando o percentual a ser descontado de acordo com a forma de pagamento, que poderia ser à vista ou parcelado em até 48 vezes.

O Mutirão Tributário regionalizado, realizado entre os meses de maio e junho de 2016, alcançou o total de R$ 3,9 milhões negociados, sendo R$ 700 mil pagos à vista. A iniciativa deu tão certo, que cerca de um mês depois a Prefeitura decidiu repetir a dose ampliando o raio de alcance dos comunicados, que resultou no Mutirão Tributário Ampliado. “Conseguimos resultados muito positivos com a ação, aumentando em 30% a arrecadação do Município”, comemora Jorge Lemos.

Para o secretário, o grande diferencial da atuação do Ideia foi fazer com que a mensagem chegasse aos contribuintes que estavam em débito com o Município, principalmente os moradores das áreas mais remotas. “As ações de Microtargeting foram essenciais para falar com os inadimplentes, sobretudo nas cidades-dormitório, onde não conseguiríamos chegar com carro de som e rádio porque as pessoas passam o dia fora de casa”, afirma. Ao todo, o Ideia conseguiu impactar 220 mil moradores, sendo 200 mil por meio de mensagens de voz e 20 mil por SMS.

Category

Microtargeting

Tags

Governos

Date published

05 de April de 2017